Na noite de sexta-feira (29), PT e PSol selaram uma aliança. Com a coligação, o vereador Pedro Ruas (à dir.) será vice do deputado Edegar Pretto ao Piratini/Foto: Rafael Stedile (divulgação)
Com o anúncio do ex-governador Olívio Dutra para a disputa ao Senado, a pré-candidatura de Edegar, apoiada pela federação PT, PCdoB e PV, ganhou fôlego e atraiu o PSol para uma coligação. Na noite desta sexta-feira (29), foi selada a aliança, e Pedro Ruas, até então candidato a governador, será vice de Edegar. Já Roberto Robaina será suplente de Olívio.
Leia mais:
Quem pode ser candidato nas eleições de 2022?Justiça Eleitoral convoca mais de 2 mil mesários; confira a listaJá está disponível o portal do TSE com informações sobre candidatos de todo o país
Já o PSDB realiza sua convenção na manhã de domingo (31), mesmo horário da reunião do MDB, de olho na votação dos emedebistas. Isso porque Gabriel pode sair de vice de Eduardo Leite, que já tem o apoio do Podemos e do União Brasil. Os bastidores do MDB apontam para aprovação da aliança com os tucanos. Além do vice, falta bater o martelo sobre o nome ao Senado da chapa, que poderá ser Ana Amélia Lemos. Seu partido, PSD, decide o apoio na convenção da próxima segunda-feira (1º de agosto). O Podemos, do senador Lasier Martins e que desistir da reeleição e concorrer a deputado, também aderiu à campanha de Leite. Se ir ao Senado, poderá disputar em chapa separada.
Com chapa completa, o senador Luis Carlos Heinze, do Progressistas, será oficializado na manhã deste sábado (30), mesmo dia em que ocorre o encontro do PDT, do pré-candidato a governador Vieira da Cunha. O PDT deve definir vice e concorrente ao Senado na convenção.
Também há candidatos já oficializados sem a chapa completa, aguardando decisões de outros partidos. E tem, ainda, a possibilidade do ex-deputado Beto Albuquerque (PSB) desistir da candidatura. O certo mesmo é que as derradeiras convenções no domingo e suas decisões influenciarão diretamente no cenário eleitoral do Piratini. Aliados e adversários estarão com o radar ligado. O domingo promete!
Cenário gaúcho
Confira o calendário das últimas convenções e o quadro atual com os candidatos já definidos. Há muitos ainda sem a chapa completa, aguardando definições de outras siglas. MDB, de Gabriel Souza, e Pedro Ruas, do PSol, podem desistir de concorrer e virarem vices.
Sábado
Progressistas
Pré-candidato a governador – Senador Luis Carlos HeinzePré-candidato a vice – Vereadora Tanise Sabino (PTB)Pré-candidato ao Senado – Vereadora Comandante Nádia
PDT
Pré-candidato a governador – Ex-deputado Vieira da Cunha
PSTU
Pré-candidato a governador – Professora Rejane de Oliveira
Domingo
MDB
Pré-candidato a governador – Deputado estadual Gabriel SouzaOu aliança com o PSDB
PT/PCdoB/PV (federação)
Pré-candidato a governador – Deputado estadual Edegar PrettoPré-candidato a vice – Vereador Pedro Ruas (PSol)Pré-candidato ao Senado – Ex-governador Olívio Dutra
PSDB e Cidadania (federação)
Pré-candidato a governador – Ex-governador Eduardo Leite
PTB
Apoio ao pré-candidato Luis Carlos Heinze
1º de Agosto
PSD
Não definiu apoio no Estado
Candidatos oficializados
PSC/Solidariedade
Candidato a governador – Empresário Roberto Argenta
PL/Republicanos
Candidato a governador – Deputado federal Onyx LorenzoniCandidato a senador – Vice-presidente Hamilton Mourão
PSB
Candidato a governador – Ex-deputado Beto Albuquerque
Novo
Candidato a governador – Advogado Ricardo JobimCandidato a vice – Advogado Rafael Dresch
Leia todas as notícias